Notícias

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NO PORTO DE IMBITUBA CRESCEU 9.7% ATÉ SETEMBRO

Os dados consolidados pela SCPAR Porto de Imbituba apontam o atendimento de 211 navios até 30 de setembro de 2022 e liderança da movimentação de granéis sólidos, com 78,7% do volume total. As principais cargas movimentadas no período foram o coque de petróleo (+4,4% em relação ao ano anterior), contêiner (+8,2% no volume em toneladas e +22,5% no número de TEUs), fertilizantes (+53,5%), sal (+22,6%) e farelo de soja (+43,2%).

Destaca-se também o crescimento na movimentação de cargas gerais (break bulk), com aumento de 71,9% na quantidade operada. A alta foi impulsionada, dentre outros fatores, pela baixa disponibilidade de contêineres no mercado, que provocou a migração de alguns produtos para outras formas de transporte. 

No portfólio do Porto de Imbituba, as cargas gerais passaram da fatia de 5,5%, de janeiro a setembro de 2021, para 8,6% este ano. As operações de toras de madeira, fertilizantes em big bags e produtos siderúrgicos são os principais motores desse desempenho em 2022.

A importação continua liderando a balança de operações portuárias em Imbituba, com 47,7% do volume total movimentado no período. No entanto, Imbituba vem realizando um ano com expressivo aumento nas exportações (+36,7%), ampliando a fatia de movimentação de 31,9% do total em toneladas operadas de janeiro a setembro de 2021 para quase 40% do volume no mesmo período de 2022.

Nesse ritmo, a Autoridade Portuária prevê encerrar o ano com novo recorde do Porto, ultrapassando as 7 milhões de toneladas.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário