SCPar Porto de São Francisco do Sul aplica um modelo de gestão

A SCPar Porto de São Francisco do Sul aplica um modelo de gestão chamado de Novo Porto, cujo programa é dividido em três fases: Programa 5S, Programa de Indicadores e Metas e Programa de Gestão de Processos de Negócios do Porto, tendo como objetivo ampliar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços e minimizar os riscos de acidentes.

Programa 5S

>> Cria uma nova filosofia de trabalho, por meio de mudanças comportamentais com foco na organização, limpeza, saúde e disciplina praticadas pelos colaboradores. As iniciativas partem dos próprios funcionários, dos gestores e do Diretor-Presidente, que fiscaliza e acompanha a aplicação do programa.

Indicadores e Metas

>> Estabelece os resultados que cada equipe de trabalho deve gerar a curto, médio e longo prazo, partindo da premissa que “sem medição não há gestão”. Assim, a Diretoria atua com base em indicadores e com a implantação gradativa da meritocracia.

Gestão de Processos

>> Busca identificar fluxos de trabalho com início, meio e fim bem definidos, contemplando os insumos e serviços desenvolvidos no porto e permitindo uma visão integrada dos produtos gerados em cada área. As melhorias impactam principalmente na incorporação de novas tecnologias, na integração de equipes e na reestruturação de competências.