Mês: dezembro 2017

Diálogo com representantes dos grevistas do Porto de São Francisco.

[:pt]O diretor Presidente da SCPar, Gabriel Ribeiro Vieira, e o diretor jurídico da empresa, Gerson Shwerdt estiveram reunidos com o Secretário da Casa Civil Nelson Serpa e representantes dos funcionários da autarquia Porto de São Francisco dando esclarecimentos sobre a nova modalidade de administração do porto, através de uma sociedade de propósito específico, SPE, que está sendo criada para atender exigência do convênio de delegação 01/2011.
Os representantes do Governo do Estado consideram precipitado o movimento grevista que, por desinformação, entende estar havendo a privatização na exploração da atividade portuária. Didaticamente foi explicado que a SPE a ser criada, a exemplo da SCPar Porto de Imbituba, cujo sócio único é o Governo Estadual. Portanto a empresa a ser constituída é 100% pública.
Todos atuais os trabalhadores passam para o quadro de funcionários da Secretaria de Infraestrutura, sendo cedidos à autoridade portuária com todos os direitos preservados. Os representantes dos funcionários também reivindicam isonomia salarial com os funcionários do Porto de Imbituba , e se que promovam estudos para determinar graus de periculosidade e insalubridade em São Francisco. Foi acordada a equiparação do vale alimentação entre os dois portos.
Todas as questões foram consideradas relevantes, mas para serem tratadas pela administração da SCPar Porto de São Francisco, após constituída legalmente e formulado o novo plano de gestão. Estima-se um prazo de 60 dias para a avaliação das propostas apresentadas
[:]